Colégio Conexão supera os desafios de educar à distância em tempos de COVID-19 « Rede de Ensino Conexão

Colégio Conexão supera os desafios de educar à distância em tempos de COVID-19

Uma crise global que pega todo mundo de surpresa, da noite pro dia, como o Covid-19, exige muita atenção, compreensão, criatividade e rapidez de resposta, para gerar suporte aos envolvidos. Em consonância com as ações que vêm sendo tomadas pelos órgãos competentes, a Rede de Ensino Conexão está adotando, desde o início do isolamento social, a metodologia de atividades online para minimizar os impactos da quarentena.

Do outro lado da telinha do computador ou celular, jovens e adolescentes acompanham as atividades em tempo real, cumprindo suas obrigações, sob a supervisão dos pais que aproveitam a presença em casa para incentivarem a execução dos exercícios. Para Valesca Almeida, mãe de uma criança que está no maternal, trata-se um momento delicado e apreensivo, onde os pais têm que ficar por conta das crianças. De acordo com ela, “a metodologia usada pelo colégio consegue manter a rotina das crianças que estão em casa, e principalmente, fortalece o elo com a escola e a professora.”

Para os professores, essa nova aplicação de regras demandou muita inovação e criatividade. Mas o corpo docente se empolgou e muitos tiveram que se reinventar na preparação das aulas. Para tanto, vários adquiriram mesas digitais para facilitar o trabalho junto aos estudantes e agilizar a comunicação permanente com as Coordenações Pedagógicas. O professor de matemática Vinícius Gomes, considera uma experiência inovadora, que o fez se reinventar e sair da zona de conforto. “Não estamos de férias, então precisamos manter o ritmo e continuar passando conteúdo, mesmo que seja de modo virtual.”.

Sendo assim, as aulas continuam normalmente. Os professores estão diariamente online, lançando conteúdos e tarefas das disciplinas do cronograma escolar nas plataformas digitais da Rede, e obedecendo ao horário habitual de cada um no colégio.