7 dicas para ajudar seu filho nos estudos! « Rede de Ensino Conexão

7 dicas para ajudar seu filho nos estudos!

A hora da lição de casa pode ser um momento difícil para as crianças e também para os pais, mas trabalhando juntos é possível deixar esse momento mais proveitoso e prazeroso para o aprendizado dos filhos. Sendo assim, existem diversas maneiras de fazer as crianças gostarem de estudar e a Rede de Ensino Conexão vai te ajudar nisso! Confira as dicas:

1. Crie uma rotina e evite distrações

O primeiro passo é estabelecer um horário, uma rotina, para que a criança faça as lições da escola em casa. Com isso, ela já vai saber qual o momento pode brincar e qual deve cumprir com suas obrigações. Inicialmente pode ser difícil que ela entenda, mas com tempo isso se incorpora na rotina. Se organizar pode ser fundamental para qualquer pessoa, independente da idade, mas crianças precisam da ajuda de um adulto para isso. É importante que ela saiba que em determinada hora terá que estudar, mas que depois poderá fazer outra atividade.

2. Cantinho do estudo

Seguindo a ideia de que é preciso ter horário para estudar, o aluno também deve ter um local apropriado para realizar as lições da escola. Assim, seu filho também vai relacionar aquele lugar da casa a estudo e não a brincadeiras. Também é válido envolver os pequenos na montagem desse espaço. Deixe que a criança, por exemplo, ajude a organizar livros e demais materiais escolares. Outro fator importante é deixar esse local organizado. A bagunça, além de distrair, pode desestimular a criança.

3. Tempo livre faz parte do aprendizado

Incentivar o estudo é importante, mas tanto a criança quanto o adolescente precisam encontrar tempo para brincar, jogar, assistir filmes, etc. A brincadeira permite fazer descobertas e aprender através da experiência, favorecendo as condições para o aprendizado. Para o adolescente, o lazer ajuda muito a conseguir o equilíbrio mental e físico, mantendo-o totalmente saudável e não caindo na ansiedade das provas e nem no desgaste excessivo.

4. Ensine-o a aprender

Ao invés de solucionar os problemas da lição de casa, que tal auxiliá-lo a encontrar atalhos para ter a resposta em mãos de maneira mais rápida e simples?  Saber como e onde procurar novas informações é um conhecimento essencial para as crianças, já que ninguém nunca deve parar de estudar. Estimule o seu raciocínio com questionamentos, aponte possíveis observações que ele não tinha compreendido e o aproxime da resposta correta, sem encontrar a solução para ele. Jamais resolva os exercícios para ele.

5. Crie metas de estudo

A definição de metas de estudo é importantíssima. Muitas experiências já demonstraram que é muito mais fácil executar tarefas quando temos alguma meta ou objetivo bem definidas. Além disso, ao cumprir as metas estabelecidas, a criança tem a sensação de que conseguiu fazer aquilo que era necessário. Nesse sentido ela se sentirá motivada a continuar e dar o próximo passo para evoluir na sua jornada de aprendizagem.

6. Apoio é tudo

Se a escola possui um sistema de comunicação via agenda ou e-mail, não receie em usar. O bom resultado de um aluno depende tanto da escola quanto da família. Se tiver dúvidas com relação ao desempenho de seu filho e puder conversar com o coordenador ou professor, você saberá melhor como agir e onde focar para evitar notas baixas e recuperações.

7. Comemore as conquistas

Lembre-se de elogiar o esforço do seu filho a cada sucesso. Diga o quanto é importante para você cada vitória e conquista, mesmo as pequenas. Em contrapartida, faça observações sobre pontos de melhoria. Também é importante que os pais forneçam dados que mostrem a evolução do pequeno em relação ao conteúdo que vem sendo estudado, proporcionando para ele a chance de ver seus avanços. Com pequenos gestos você poderá fazer uma grande diferença na vida dele.